Baixo

Surgido em meados do século XV, foi em torno de 1950 que este instrumento se popularizou.

Geralmente composto por quatro cordas, um contrabaixo apresenta a versão elétrica, que precisa ter seu som amplificado, e a acústica, mais antiga e frequentemente vista em orquestras. Existem, ainda, algumas formas híbridas.

afinador de baixo
Afinador de Baixo Online

Afinar o Baixo

Quaisquer instrumentos que estejam desafinados oferecem uma dificuldade a mais para musicistas iniciantes aprendendo a tocar baixo, pois impede que executem a sonoridade desejada.

Listamos, abaixo, um passo a passo para ajudar o aprendiz a se situar melhor nas questões sobre como afinar, pois sabemos das dificuldades comuns nesta fase do aprendizado.

Afinação do Baixo

Com um timbre costumeiramente grave, sua afinação padrão poderá variar consideravelmente, dependendo dos modelos e do estilo musical. Também é preciso considerar as alterações regionais.

Esta sequência de notas mais comum é convencionada com o intuito de facilitar o trabalho de baixistas iniciantes e profissionais ao afinar baixo.

Corda Ordem
E Mi 4ª corda
A 3ª corda
D 2ª corda
G Sol 1ª corda

Afinador de Baixo

É possível que, na versão cromática, o microfone não seja capaz de captar muito bem o som caso o baixo esteja acintosamente fora do tom. Sendo assim, a melhor opção é recorrer à função ouvido, fazendo uso do diapasão.

afinar baixo
Como afinar um baixo

Modo Microfone

Com um instrumento acústico, o afinador cromático fará a captação online por intermédio do microfone conectado ou integrado ao PC.

Os elétricos, por sua vez, precisam ser plugados ao computador com um adaptador “P10 para P2” e um cabo de áudio comum.

Com esta afinação à disposição, recomenda-se acompanhar o ponteiro (agulha) no painel, mostrando se é necessário afrouxar ou apertar as tarrachas, a fim de diminuir ou aumentar a tensão da corda que se está afinando.

afinação de baixo
Afinação padrão do baixo

Versão Ouvido

Com o modo ouvido ativado no afinador e o instrumento devidamente selecionado, basta comparar os sons emitidos pelo diapasão com a sonoridade real.

Ao clicar nos botões que representam as notas, os sons das cordas são reproduzidos em alta qualidade, permitindo ao usuário ouvir uma por uma.

Afinar o baixo dessa maneira é interessante do ponto de vista educativo, afinal, o músico que se habitua a esta técnica desenvolverá uma sensibilidade maior de audição, podendo até mesmo se dar ao luxo de não utilizar nenhum acessório para tal.