Bandolim

Este instrumento tem suas origens atreladas à Itália do século XVI.

Com um formato semelhante a uma pera e costas retas ou abauladas, o bandolim pertence à família dos alaúdes, sendo geralmente composto por quatro pares de cordas. Seu uso, dependendo da localidade, é frequentemente associado ao choro.

afinador de bandolim
Afinador de Bandolim Online

Afinar o Bandolim

Além de ser musicalmente desagradável, um instrumento desafinado tende a desistimular os que estão aprendendo a tocar bandolim, atrapalhando no desenvolvimento do reconhecimento sonoro.

Levando em conta as dificuldades que acometem quem está estudando bandolim, elaboramos um passo a passo útil e prático sobre como afinar de forma rápida e eficiente.

Afinação do Bandolim

Considerando as variações locais e os diferentes modelos existentes, como o bandolão e a bandola, por exemplo, foi desenvolvida uma afinação padrão a fim de facilitar a utilização destas instrumentações.

A sequência de notas a seguir proporciona às cordas uma única ordem se vistas de cima para baixo, ajudando os musicistas a afinar bandolim.

Corda Ordem
G Sol 8ª e 7ª corda
D 6ª e 5ª corda
A 4ª e 3ª corda
E Mi 2ª e 1ª corda

Afinador de Bandolim

Se o bandolim estiver demasiadamente fora do tom, existe a chance do microfone não fazer a captação da maneira correta na versão cromática. Recomendamos, neste caso, começar a afinação pelo diapasão, no modo ouvido.

afinar bandolim
Como afinar um bandolim

Modo Microfone

Para instrumentos acústicos, basta tocá-los na versão do afinador cromático que o som será captado pelo microfone ligado ao PC.

No caso dos elétricos, será necessário plugá-los ao computador através de um cabo de áudio básico e um adaptador “P10/P2”.

De olho na afinação, o usuário precisa prestar atenção nos movimentos do ponteiro (agulha) que fica sobre o painel, pois ele indica a necessidade de apertar ou afrouxar a corda que está sendo afinada.

afinação de bandolim
Afinação padrão do bandolim

Versão Ouvido

Quando selecionar o instrumento com o afinador no modo ouvido, os ajustes deverão ser feitos através do processo de comparação auditiva.

Clicando sobre os botões que aparecem sobre as notas, será possível ouvir os sons das cordas por intermédio das funções de diapasão.

A melhor parte desta técnica é possibilitar ao músico uma educação apurada de sua capacidade de audição, afinal, ele treinará seus ouvidos para afinar o bandolim por comparação.