Banjo

De origens africanas, este instrumento se popularizou no México a partir do século XIX.

Com corpo circular e pertencente à família do alaúde, o banjo geralmente possui cinco cordas, sendo que este número pode variar de acordo com o modelo. Sua presença em diversos países ficou associada a um estilo de música folclórica.

afinador de banjo
Afinador de Banjo Online

Afinar o Banjo

Instrumentos desafinados não só possuem uma sonoridade claramente desagradável como também tornam mais difícil o desempenho daqueles que estão aprendendo a tocar banjo.

Abaixo, levando em conta as dificuldades que aparecem durante este processo, disponibilizamos algumas noções básicas a fim de desmistificar as formas de como afinar seu instrumento.

Afinação do Banjo

As afinações dependem essencialmente do tipo e dos usos que se fazem da instrumentação. Há, ainda, a questão regional e a quantidade de cordas, que precisam ser levadas em conta na hora de afinar banjo.

Mesmo assim, existe uma afinação padrão, que nada mais é do que uma sequência de notas, popularizada pela simplicidade oferecida aos músicos, sejam estes profissionais ou iniciantes.

Corda Ordem
C 4ª corda
G Sol 3ª corda
D 2ª corda
A 1ª corda

Afinador de Banjo

Caso o banjo esteja fora do tom, a captação sonora feita pelo microfone poderá apresentar algumas falhas na versão cromática. Sendo assim, é mais recomendado usar a função de ouvido através do diapasão.

afinar banjo
Como afinar um banjo

Modo Microfone

Nesta versão da ferramenta, se o instrumento for acústico, o afinador cromático funcionará captando o som direto, utilizando o microfone do PC.

Tratando-se de instrumentos elétricos, no entanto, é necessário plugá-los no computador com um cabo de áudio simples e um adaptador “P10/P2”.

Já possuindo a afinação em mente, é preciso tocar e observar os movimentos feitos pelo ponteiro, indicando a necessidade de diminuir ou aumentar a tensão, afrouxando ou apertando a corda que se está afinando.

afinação de banjo
Afinação padrão do banjo

Versão Ouvido

Escolhido o instrumento e com o modo ouvido ativado no afinador, o método consistirá em uma comparação auditiva.

Clicando sobre os botões que estão expostos sobre as notas, os usuários poderão ouvir os sons das cordas, uma a uma, em alta qualidade.

Afinar o banjo desse jeito auxilia o musicista a se educar para a técnica audição, fazendo com que ao longo do tempo ele não precise de aparelhos ou acessórios para a tarefa.