Ukulele

Este singular instrumento musical tem sua origem no Havaí do século XIX.

Bastante atual na música popular, o ukulele, ou ainda ukelele, é geralmente composto por quatro cordas feitas de tripa ou com materiais sintéticos como o nylon e o flourocarbono, por exemplo. Sua presença dentro do folk é cada vez mais notável.

afinador de ukulele
Afinador de Ukulele Online

Afinar o Ukulele

Infelizmente, instrumentos desafinados soam de maneira desagradável e, além disso, prejudicam demasiadamente aqueles que estão estudando música e aprendendo a tocar ukulele.

Sabendo destas dificuldades, que também fazem parte do aprendizado, elaboramos dicas preciosas para que musicistas de diferentes níveis saibam como afinar com precisão e agilidade.

Afinação do Ukulele

Existem modelos diversos desta instrumentação dependendo de sua localidade. Ainda assim, foi desenvolvida uma afinação padrão a fim de contemplar esta rica variação.

A sequência de notas expressa a seguir foi desenvolvida com o intuito de facilitar a tarefa para músicos profissionais e inciantes ao afinar ukulele.

Corda Ordem
G Sol 4ª corda
C 3ª corda
E Mi 2ª corda
A 1ª corda

Afinador de Ukulele

Com o ukulele totalmente fora do tom, dificilmente o microfone fará a captação corretamente em sua versão cromática. Neste caso, recomendamos a utilização da função de ouvido, que dispõe de um eficiente diapasão.

afinar ukulele
Como afinar um ukulele

Modo Microfone

Na versão online da ferramenta, os instrumentos acústicos têm sua sonoridade captada no afinador cromático pelo microfone do PC.

Os elétricos, por vez, requerem um adaptador conhecido por “P10 P2” e um cabo de áudio comum para que sejam plugados ao computador.

Sabendo da afinação, é preciso tocar e observar atentamente o ponteiro (agulha) no painel indicando a necessidade de apertar ou afrouxar a tarracha para aumentar ou diminuir a tensão da corda a ser afinada.

afinação de ukulele
Afinação padrão do ukulele

Versão Ouvido

Com o afinador ativado no modo ouvido, após ter escolhido o instrumento, a regulação é feita pelo processo de comparação através do diapasão.

Este método comparativo leva em conta os sons das cordas emitidos em alta qualidade, permitindo ao usuário ouvir compará-las com as suas.

Afinar o ukulele a partir desta técnica é também uma forma de se educar musicalmente, pois faz com a audição seja devidamente treinada, dispensando o uso de aparelhos ou acessórios.