Viola

A popularmente conhecida viola caipira teve sua origem datada na colonização do Brasil.

Presente nas modas de viola e músicas sertanejas, esse instrumento é peça fundamental na história da música popular brasileira e do folclore nacional, onde aparece em manifestações como a Folia de Reis, o Fandango e a Catira.

afinador de viola
Afinador de Viola Online

Afinar a Viola

Instrumentos notavelmente desafinados são muito desagradáveis quando soados. Além disso, tendem a prejudicar em demasia alunos que estão aprendendo a tocar viola.

Levando em conta as dificuldades que despontam nesta fase inicial, disponibilizamos um passo a passo simplificado e eficiente para que músicos aprendam como afinar de forma descomplicada.

Afinação da Viola

Apesar dos diferentes modelos e suas diversas afinações, exibiremos uma afinação padrão onde as cordas assumam a ordem a seguir quando elas forem vistas de cima para baixo.

A popularidade presente nesta sequência de notas específica se dá porque ela auxilia bastante os musicistas iniciantes na hora de afinar viola.

Corda Ordem
C 8ª e 7ª corda
G Sol 6ª e 5ª corda
D 4ª e 3ª corda
A 2ª e 1ª corda

Afinador de Viola

Acesse agora o nosso novo app Afinador beta e seja um dos primeiros a testar a versão experimental

Caso a viola esteja muito fora do tom, é provável que o microfone não realize devidamente a captação na versão cromática. O mais indicado nesta situação é recorrer ao diapasão disponível na função de ouvido.

afinar viola
Como afinar um viola

Modo Microfone

Os acústicos, na versão online da ferramenta, têm seu som captado pelo afinador cromático através do microfone conectado ou integrado ao PC.

Já os instrumentos elétricos precisam ser plugados através de um cabo comum de áudio e um adaptador “P10/P2” ao computador.

Valendo-se da afinação, basta tocar e ficar de olho no ponteiro (agulha) para saber se será necessário aumentar ou diminuir a tensão da corda que está sendo afinada, apertando ou afrouxando sua tarracha.

afinação de viola
Afinação padrão da viola

Versão Ouvido

Tendo escolhido o instrumento com o modo ouvido ativado no afinador, é preciso regulá-lo com diapasão através do método de comparação.

Ao clicar sobre os botões alocados acima de cada nota, serão reproduzidos os sons das cordas para que o usuário possa ouvir em alta qualidade.

Afinar a viola fazendo uso dessa técnica traz benefícios a longo prazo para o músico uma vez que, além de treinar sua audição, educa seu ouvido para perceber as sutilezas sonoras.