Violoncelo

Este instrumento adquiriu muita popularidade na Itália entre os séculos XVII e XVIII.

Geralmente tocado com um arco e na vertical, o violoncelo é um cordofone cujo uso é frequentemente associado às orquestras, embora ele tenha demorado um certo tempo para ser tratado como uma instrumentação solista.

afinador de violoncelo
Afinador de Violoncelo Online

Afinar o Violoncelo

Um instrumento desafinado é um estímulo negativo para qualquer músico iniciante, pois impede quem está aprendendo a tocar violoncelo de reconhecer devidamente as sonoridades.

Pensando nesta e em outras dificuldades habituais de quem está ingressando no mundo da música, fizemos uma listagem com dicas simples e efetivas de como afinar o instrumento.

Afinação do Violoncelo

As variações podem surgir dependendo do estilo pretendido, sem contar as diferenças locais, que podem interferir bastante. Por isso, foi desenvolvida uma afinação padrão com objetivo é facilitar o processo.

Esta sequência de notas se tornou mais comum por propor uma única ordem nas cordas quando vistas de cima para baixo ao afinar violoncelo.

Corda Ordem
C 4ª corda
G Sol 3ª corda
D 2ª corda
A 1ª corda

Afinador de Violoncelo

Existe a chance, na versão cromática, do microfone não captar corretamente o som se o violoncelo estiver bruscamente fora do tom. Neste caso, o indicado é recorrer ao diapasão que está presente na função de ouvido.

afinar violoncelo
Como afinar um violoncelo

Modo Microfone

A ferramenta online do afinador cromático faz a captação através do microfone ligado ao PC com os instrumentos acústicos.

Se forem elétricos, é necessário plugá-los ao computador através de um adaptador “P10 para P2” e também com um cabo de áudio.

Sabendo da afinação, o usuário precisará emitir os sons e acompanhar o ponteiro (agulha) atento às indicações sobre aumentar ou diminuir a tensão da corda a ser afinada, afrouxando ou apertando a tarracha.

afinação de violoncelo
Afinação padrão do violoncelo

Versão Ouvido

Tendo escolhido o instrumento na função ouvido, basta ajustar a sonoridade de acordo com aquilo que é emitido pelo diapasão, valendo-se da comparação.

Desta forma, é preciso clicar sobre os botões acima de cada nota para emitir os sons das cordas em alta qualidade, possibilitando o método comparativo.

Afinar o violoncelo a partir dessa técnica é uma excelente maneira de se educar para uma audição mais apurada, fazendo com que o musicista não precise de mais nenhum dispositivo para auxiliá-lo.